Comunidade Surda ganha
representatividade no universo infantil
Empresas lançam novos produtos destinados aos
deficientes auditivos
Por:
Vinícius Daniel
Luís Felipe Guimarães
Este ano, empresas lançaram ações para aumentar a inclusão dos surdos na sociedade. A fabricante Mattel, com o lançamento de uma boneca Barbie com aparelhos auditivos, e a Maurício de Sousa Produções com uma nova personagem deficiente auditiva, ambas saem na luta a favor da valorização da diversidade. Sueli
A nova integrante da Turma da Mônica foi apresentada na 24ª edição da Surdolimpíada de Verão, que ocorreu durante o mês de maio de 2022 na cidade de Caixas do Sul (RS). Sueli é uma menina de 9 anos, que é deficiente auditiva, é apaixonada por esportes e se comunicará através das libras (Língua Brasileira de Sinais) com os demais personagens das histórias de Maurício de Souza.
A personagem vem com o objetivo de representar os deficientes auditivos, dando visibilidade e voz para a minoria social. Sueli se junta a outros personagens da Turma da Mônica com algum tipo de deficiência, como a Tati, André, Dorinha e Luca.
Barbie
A fabricante Mattel inclui pela primeira vez uma Barbie com aparelhos auditivos atrás da orelha na sua linha de brinquedos. Visando incentivar a diversidade e a inclusão, a boneca faz parte da coleção “Fashionistas 2022”, que tem expectativa de ter seu início de venda em julho desse ano, no Brasil.
Além desse brinquedo, a coleção também conta com outras representatividades fortes, como o caso do Ken com vitiligo. Essas mudanças se relacionam com a ideia da empresa de permitir que as crianças tenham contato com a diversidade do mundo desde pequenas, com intuito de reduzir os preconceitos.
“É importante que as crianças se vejam
refletidas no produto e incentivem a
brincadeira com bonecas que não se parecem com elas para ajuda-las a entender e celebrar a importância da inclusão”, explica Lisa Mcknight (vice-presidente executiva da Mattel e chefe global da Barbie e bonecas) em comunicado à imprensa.
Comments