Lei que oficializa a Língua Brasileira de Sinais completa 20 anos
Professora de Libras ressalta a importância dessa
conquista para os surdos
Por:
Vinícius Daniel
Este ano o Brasil celebra duas décadas da lei que reconhece a Língua Brasileira de sinais (Lei n°. 10.436/2002) como meio legal de expressão. Essa lei tem o objetivo de viabilizar a comunicação dos surdos, facilitar sua socialização, além de ser uma forma de valorizar as pessoas da comunidade Surda. Em um dos seus artigos, a lei, dispõe que o ensino de Libras deve ser garantido nos cursos de formação dos sistemas educacionais federais, estatuais, municipais e do distrito federal. Com isso, depois desse decreto, já é possível identificar alguns avanços. É o caso de algumas grandes empresas, aos quais vêm adaptando seus serviços para a inclusão dos surdos.
“Contribui para a valorização da cultura surda, pelo fato de praticar a inclusão, dando voz para as pessoas que por muito tempo não tinham lugar na sociedade”, afirma Morgana Freire (professora de libras) sobre a lei.
“Acredito que podemos incluir a Libras em todas atividades do nosso cotidiano, seja nas novelas, nos filmes, jornais, programas de entretenimento. As pessoas surdas têm pouquíssimos acessos a esse tipo de coisa”, analisa Freire.
Comments